Desta forma, o material tanto serve como uma disciplina única, bem como para uma transversalidade, em que os professores das demais disciplinas podem utilizá-lo como subsídio para as aulas. A perspectiva de educação pela paz movimenta-se em torno de três eixos: paz interior, paz social e paz ambiental, em que os temas e a perspectiva adotada vai sendo desenvolvida cotidianamente.
O que é a paz: conceito, linguagem e perspectivas. Ações pela Paz: desarmamento, direitos humanos e movimentos sociais.
Paz Interior: conceito e atividades lúdicas que envolvam as relações de identidade e o autoconhecimento.
Direitos Humanos: conceito, perspectivas desmistificações acerca dos Direitos Humanos, para o pleno desenvolvimento da cidadania.
Paz Ambiental: perspectiva de que somos partes da natureza; o eu natural. A ecologia da paz. O consumo da paz.
Paz Social: atividades que busquem as relações sociais como primordial para o desenvolvimento da paz; compreensão da sociedade como parte das relações pacíficas. Estruturas sociais de paz: família, escola, amigos, cidades, país e mundo.
A conquista da Paz: os conflitos e o colocar-se no lugar do outro. A alteridade como primordial no reconhecimento de si e do outro.